• 2012-05-30

    Participe do Mutirão do Lixo Eletrônico

     

    Conscientizar a população sobre os danos que o lixo eletrônico pode causar, e possibilitar oportunidade do descarte ambientalmente correto. São os objetivos principais do Mutirão do Lixo Eletrônico.

    O que fazer quando um celular, uma pilha ou uma bateria deixa de ter utilidade? Essa dúvida paira na cabeça de muitos brasileiros, que por não saberem onde descartar esses materiais acabam depositando-os em lixeiras comuns, ou mesmo em caçambas nas ruas, que terão seu conteúdo encaminhado para aterros de resíduos domiciliares ou para descarte inadequado.

    É aí que se inicia o problema sócio ambiental. O descarte inadequado do lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, pode ocasionar diversos danos ao meio ambiente. Para se ter uma ideia, uma pilha simples contém, principalmente, metais pesados como chumbo, mercúrio, cádmio e, ainda, cobre, níquel, zinco, cromo e manganês. Toda essa "química" perigosa se espalha pelo solo contaminando água, plantas, peixes e outros animais.

    No homem essas "químicas" podem provocar diversas síndromes: hepática, cardiovascular, gastrointestinal: o mercúrio, por exemplo, pode causar danos ao fígado, ao cérebro e ao sistema nervoso, além de câncer e mau desenvolvimento do feto.

    O material recolhido será repassado a uma empresa certificada ISO 14000 e será reciclado, sendo que 94% de seus componentes são reaproveitados e o restante, cerca de 6% é destinado de forma correta para evitar danos ao meio ambiente e a saúde humana.

    O evento normalmente é realizado em um sábado das 8h às 17h, no mês junho (mês referente ao meio ambiente). Para a divulgação, a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SETEC), confecciona panfletos em papel semente, além de cartazes que são fixados em escolas, igrejas, unidades de saúde e faixas que são expostas nas principais vias de acesso de Presidente Prudente.

Cursos